Águia Fertilizantes apresenta atualizações do Projeto em reunião do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria

O Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Santa Maria esteve reunido na Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, na última sexta-feira, 22, para tratar dos assuntos mensais da entidade.

Na ocasião Leandro Arruda, biólogo da Golder, empresa responsável pela realização do EIA/RIMA do Projeto Fosfato Três Estradas fez uma explanação com a atualização do projeto.

Leandro apresentou alguns pontos novos do estudo, solicitados pela FEPAM no final de 2018, e respondeu juntamente com o gerente de geologia do Projeto, José Fanton, e Diego Boeira, da Nano BizTools (empresa de comunicação responsável pelo Projeto), alguns questionamentos dos presentes.

O Prefeito Sávio Prestes comentou que o fato da Prefeitura apoiar a vinda dos projetos de mineração vai além do fator econômico. “Hoje precisamos pensar no fator socioeconômico e o problema do desemprego na nossa região é muito grande. Infelizmente a pecuária e a agricultura, que são um orgulho para a metade sul, não suprem esse problema, então temos que ter a preocupação do que fazer pelos nossos filhos e netos.”

O gerente de geologia do Projeto fez uma observação sobre a escolha do local para o projeto: “Estamos naquela região porque é lá que existe o depósito, foi lá que o mineral foi descoberto. E Lavras tem que aproveitar essa oportunidade, já que tem essa vocação e cobrar que seja bem feita essa lavra. O que demonstramos não é um efeito cinematográfico, pelo contrário, todos esses anos de pesquisa e estudos estão sendo feitos com bastante cuidado.”

O Presidente do Comitê, Eldo Costa, reafirmou a importância da participação da Águia Fertilizantes em todas as reuniões ao longo destes dois anos e meio: “Todas as informações que o Comitê pediu nestes últimos anos foram fornecidas pela Águia, inclusive pudemos dar sugestões relacionadas ao nosso tema, a água, e sempre houve uma boa comunicação entre nós.”

O Comitê, estabelecido pela Lei 10.350, de 30 de dezembro de 1994, tem como função discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários de Água, definindo as prioridades de uso e as intervenções necessárias à gestão integrada de uma Bacia Hidrográfica.

Todas as informações relacionadas ao EIA/RIMA constam para download no site do Projeto Fosfato Três Estradas, no endereço: www.projetofosfato.com.br