Mineração e Agricultura em tempos de pandemia

A mineração dos agrominerais (NPK) é fundamental para manter ativa toda a cadeia produtiva da agricultura. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que impactou de maneira geral o mundo, um alerta ascendeu às discussões sobre o tema.

Ainda que não seja diretamente um serviço essencial à vida, a mineração completa as cadeias produtivas que movem todas as demais atividades do país e deve, com a mesma responsabilidade que os outros setores, continuar funcionando com todas as determinações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) as empresas de mineração vem tomando as medidas preventivas como o trabalho em home office para funcionários das áreas administrativas, cuidado redobrado com higiene dos funcionários e uso de EPIs e mantido in loco apenas os empregados que são ligados a operação de extração das substâncias e nestes casos mantendo a distância mínima entre os funcionários.

Em junho de 2019 o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnagro, afirmou em Seminário sobre remineralizadores de solos que a mineração e a agricultura caminham lado a lado: “A CPRM tem intensificado a prospecção de insumos para fertilizantes agrícolas (fósforo e potássio), como parte de iniciativas que visam reverter a elevada dependência de importações desses insumos”, explicou.

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) interromper a produção de um determinado insumo pode quebrar cadeias inteiras de fornecimento e o setor está empenhado em encontrar soluções para manter o abastecimento.