fosfato

O fosfato é um composto químico insubstituível formado por fósforo e oxigênio. Atualmente, existem mais de um tipo de fosfato, sendo os mais comuns os fosfatos de cálcio do grupo da apatita. Seus minérios são rochas naturais que se formam em ambientes geológicos variados. Quando em quantidade e concentração suficientes, formam depósitos de valor econômico.

Também conhecido como Agrominerais juntamente com o Nitrogênio e o Potássio, formam a tríade fundamental no processo de conversão da energia solar em alimento, ajudando no processo de crescimento dos vegetais.

Estes minérios podem então ser utilizados diretamente, ou após beneficiamento, na manufatura de produtos comerciais, e sua principal aplicação é na agricultura, como fertilizante. A indústria dos fertilizantes fosfatados absorve mais de 90% da produção de fósforo. Os fertilizantes promovem o aumento de produtividade agrícola, possibilitando proteger e preservar milhares de hectares de florestas e matas nativas, assim como a fauna e a flora.

Fonte: Livro, Agrominerais para o Brasil/CETEM