Pecuária, agricultura e mineração

Juntamente com o agronegócio, a mineração constitui-se um dos setores estratégicos para o equilíbrio da economia brasileira. A expansão da fronteira agropecuária e a mudança cultural na utilização de modernas técnicas de adubação aumentaram o consumo de fertilizantes no país.  

Na pecuária o fosfato é um ingrediente mineral utilizado na produção de rações e suplementos.  A suplementação na alimentação de bovinos, aves e suínos garante melhor desenvolvimento corporal, maior ganho de peso e, consequentemente, maior produtividade.

Mais de 80% do fosfato produzido globalmente é aplicado como fertilizante para ajudar na produção de alimentos para a crescente população mundial. Estudos do IFA (The International Fertilizer Industry Association) sobre a demanda mundial de fertilizantes situam o Brasil entre os principais consumidores mundiais. A demanda crescente por alimentos aliada à necessidade de redução do desmatamento exigem que as terras produtivas sejam usadas de forma mais eficientes e sustentáveis. Nessa perspectiva a mineração dos Agrominerais (NPK), é fundamental para reduzir nossa dependência externa de fertilizantes.

Fonte: Livro, Agrominerais para o Brasil/CETEM