Prefeitura realiza Seminário para Educação Fiscal

          A Administração Municipal de Lavras do Sul em parceria com a Receita Estadual e contribuição da Águia Fertilizantes, por meio da Secretaria de Finanças, realizou nesta quinta-feira (09) o I Seminário Regional de Educação Fiscal, que abordou sobre boas práticas de Educação Fiscal dos municípios da Região. O evento, aberto para comerciantes, servidores públicos e comunidade lavrense, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, envolvendo seis municípios da região.

          O seminário faz parte das iniciativas da Prefeitura para o desenvolvimento econômico local e é uma das ações apoiadas pelo projeto Fosfato Três Estradas, já que a Águia Fertilizantes mantém sempre um diálogo aberto e constante com o município e incentiva atividades semelhantes. Os presentes puderam participar de palestras cujos temas destaques foram: Integração Tributária, Educação Fiscal, Programa Nota Fiscal Gaúcha, entre outras.

           Pela manhã o consultor tributário Carlos Alberto Maria palestrou sobre os tributos oriundos da mineração. Na ocasião, Carlos explicou, de modo geral, os tipos de tributos existentes, como ocorre a arrecadação dos impostos e para onde são destinados e, por fim, a tributação específica da mineração de fosfatados e de que forma o município pode aumentar sua arrecadação e crescer com a implantação de um empreendimento mineiro na cidade. “Temos que pensar na mineração como uma atividade industrial, e como tal, nos benefícios que uma indústria traz para o local onde é instalada” comentou Carlos Alberto.

          “Acho fundamental a educação fiscal, que é a proposta do Seminário. As pessoas têm muitas dúvidas sobre o assunto e iniciar um seminário com pessoas da comunidade, explicando o funcionamento da tributação, para que elas sintam-se confortáveis com o que pagam e com o que vão ter de retorno é muito importante. Então trazer as pessoas que têm conhecimento, incentivar os contribuintes a recolher corretamente, e regularizar sua empresa é essencial” aponta Carlos Alberto.

          O Prefeito Sávio Prestes, ao abrir o evento falou da importância de ser educado para o tema: “É muito importante que as pessoas se interessem em conhecer e saber o destino dos tributos, porque todos nós pagamos diariamente os impostos e na maioria das vezes nem ficamos sabendo aonde serão aplicados. Estamos vivendo um grande momento, e é preciso saber sobre o tema se queremos aproveitar tudo o que o futuro nos promete”.

          Também estiveram presentes os vereadores Eduardo Luongo, Mariza Barreto e Jonatas Rosa de Souza, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jaime Teixeira Júnior e a Secretária Municipal de Finanças, Cláudia La-Rocca Prestes.

          Para a Secretária Cláudia “essa é a receita para o futuro de Lavras, sabemos que a arrecadação grande não é para agora, mas acho muito importante que as pessoas conheçam e se informem a respeito do tema para que entendam e aceitem a chegada da mineração”.

          O evento que se estendeu por todo o dia também trouxe informações que ajudarão os contribuintes a entender melhor como funciona todo o processo de arrecadação do município. “Esse é um primeiro passo, para um longo projeto de educação fiscal que temos para Lavras do Sul” comentou a Fiscal Tributária e organizadora do evento, Jeruza Petrarca.

          A Águia Fertilizantes parabeniza os organizadores pela iniciativa, pois entende a importância de eventos como este, e acredita que uma comunidade consciente e atenta pode transformar a realidade do município e região para melhor.